As melhores dicas para começar a tocar violão

Aprenda a tocar violão … Um desafio que tentamos alcançar por meses e até anos. Apesar disso, se você quer aprender a tocar violão, é porque gosta dele, mas lembre-se de que o aprendizado pode ser difícil e longo.

Certamente você tem algumas perguntas sobre o assunto: por onde começo? Eu compro uma guitarra acústica ou elétrica? Devemos estudar teoria musical com um professor ou aprender a tocar sozinho, com tablaturas? Faço aulas de violão com um professor ou aprendo online?

Aqui estão algumas figuras e histórias sobre o violão que podem ser interessantes para você:

  • O número de guitarristas no mundo é estimado em 50 milhões, dos quais 41% são amadores;
  • Schubert e Berlioz compuseram suas peças com um violão por falta de dinheiro para comprar um piano;
  • O maior grupo de guitarristas é formado por 6346 músicos.

As aulas de violão não são iniciadas para uma jornada difícil e interminável, embora não negemos, como acontece com todos os instrumentos musicais, o violão exigirá motivação e paixão para dominá-lo.

  • Como começar?
  • Devo comprar uma guitarra acústica ou elétrica?
  • Devo aprender teoria musical com um professor ou aprender solo de guitarra, com tablaturas?
  • Preciso confiar em um professor de violão ou aprender com aulas on-line?

Você tem muitos métodos e soluções à sua disposição para aprender a tocar violão , incluindo videogames!

Por que tocar violão

Você pensa nisso há meses e talvez até anos: tocando violão!

Todos gostaríamos de saber como reproduzi-lo, mas por que lançar este projeto, que pode ser bastante longo? Por que aprender a tocar violão ? Uma pergunta muito simples, mas você precisa se perguntar.

Os amantes da música nem se fazem essa pergunta. O violão é considerado o rei dos instrumentos, que consagrou o maior: de Keith Richards a Jimmy Page, passando por Hendrix, Clapton, BB King e muitos outros.

Mas o violão, como o violão, é sobretudo um meio de expressão, um instrumento com o qual, uma vez que você já conhece toda a técnica (solfege, tablatura, partituras, notas, arpejos, acordes, acordes fechados …) Pode ser improvisado de maneira extraordinária.

O violão se torna uma extensão de si mesmo , capaz de exaltar emoções , qualquer que seja o estilo: blues, rock, hard rock, reggae, soul, jazz, pop …

Aprender violão também abre novos horizontes musicais. A guitarra está presente em todos os estilos musicais, da música clássica ao hard rock ou death metal do Nirvana e Metallica , ao pop espanhol. Rock ou blues, espanhol ou elétrico, o importante não é o estilo, mas o que você faz com ele!

A música tem o poder de unir as pessoas; portanto, aprender violão ou guitarra elétrica é a chance de iniciar um grupo de música com seus amigos ou até estranhos para criar uma emulação artística, aprender a compor e improvisar para relaxar. . Ser vários ajuda a evitar desanimar e até incentiva a continuar no grupo.

Além disso, o violão tem muitas vantagens, como tocar em qualquer lugar: pelo fogo, no parque, na rua, em festas … Você não perderá a oportunidade de tirar o violão!

Da mesma forma, o violão é um instrumento que poderíamos descrever como “universal”, porque pode ser tocado por crianças e adultos. Além disso, existem muitas peças que podem ser tocadas com o violão a partir de uma partitura.

Ele toca violão e até canta ao mesmo tempo, mas, acima de tudo, faz isso por um bom motivo: divirta-se!

Agora que você está convencido dos benefícios de tocar violão, vamos falar sobre como começar a tocá-lo.

É muito importante enfrentar as primeiras lições de guitarra com dois elementos fundamentais: motivação e prazer . Com o primeiro você será capaz de assimilar toda a técnica do violão; com o segundo, supere toda essa teoria para que você sempre goste de jogar.

Antes de aprender a tocar, é essencial se equipar corretamente: que tipo de guitarra você deve comprar? Como você escolhe? Violão ou guitarra elétrica para conectar a um amplificador?

E onde você pode comprá-lo? Existem muitas lojas de música que oferecem instrumentos de todos os tipos de preços. Não gaste muito em sua primeira guitarra!

Depois de comprar o violão que melhor lhe convier, você deve praticar. Existem duas maneiras principais de aprender a tocar: tendo aulas com um professor de violão ou aprendendo por conta própria .

Com um professor de violão, você pode aprender a tocá-lo adotando boas práticas técnicas e aprendendo a ler teoria musical ou novos acordes rapidamente. Em geral, com esta opção, você aprenderá a tocar violão rapidamente, na companhia de um verdadeiro profissional.

A segunda opção é para quem gosta de explorar o mundo do violão por conta própria, na Internet, com aulas de violão online e outros métodos gratuitos para tentar descobrir por si mesmo toda a magia deste instrumento.

Existem diferentes maneiras e métodos para aprender a tocar violão.

Quais são as vantagens de ter aulas de violão com um professor ? Se você quiser aprender a tocá-lo acompanhado por um profissional, poderá conhecer toda a base técnica e teórica de que todo bom guitarrista precisa.

Os professores de violão estão acostumados a trabalhar com alunos iniciantes, para que eles possam ajudá-lo quando você tiver dificuldades ou quando ficar preso. A pedagogia envolvida neste método o ajudará a progredir com o violão mais rapidamente. Embora as aulas de violão possam ser caras, não é ótimo aprender a tocar em alguns meses? Bem, aproveite toda a cultura musical do seu professor para aprender com ele!

Por outro lado, aprender a jogar por conta própria também tem suas vantagens, embora não sejam adequadas para todos, pois alguns precisam de orientação. Mas se você quiser explorar o mundo da guitarra por conta própria e resolver seus bloqueios, esta é a solução. Pode ser muito gratificante.

É um método muito mais barato que aulas de violão e, além disso, você pode planejar seus horários e seu aprendizado. Você pode jogar quando quiser sem ficar preso às aulas de um professor.

Ambos os métodos de aprender a tocar violão têm suas desvantagens. Você terá que decidir qual melhor se adequa à sua personalidade.

Você pode aprender a tocar violão com videogames?

Quando você quer aprender violão, existem várias possibilidades:

  • Pratique usando lições on-line e vídeos do YouTube para aprender a tocar e ler notas,
  • Faça aulas de música em grupo em uma escola, associação ou conservatório para aprender a ler uma tablatura e a usar o braço da guitarra e as seis cordas,
  • Faça aulas de violão com um tutor experiente para aprender o básico, aprender a afinar um violão e progredir rapidamente nas habilidades.

Com jogos como Guitar Hero e Rock Band , crianças e adolescentes de todo o mundo tiveram a chance de começar a tocar violão. É verdade que eles aprenderam de uma maneira não acadêmica, mas mesmo assim, tocar com o controle em forma de guitarra desses jogos fará com que você descubra o prazer do instrumento mais rochoso que existe!

Mas o que esses jogos realmente trarão para você? Você pode aprender teoria musical, acordes, tablaturas, como ler uma partitura, como posicionar seus dedos, teoria musical, violão clássico, violão eletroacústico …?

Se com o Guitar Hero você se colocar no lugar de um guitarrista, com o Rock Band você poderá começar em outras disciplinas: bateria ou canto. Não há como negar que aprender a tocar violão com esses jogos pode incutir certas coisas em você: a cena, o ritmo e até a cultura musical.

No entanto, esses dois jogos não permitem que você aprenda a tocar violão. Na verdade, você não terá um violão de verdade em suas mãos. O violão é menor e composto de teclas e não de cordas, portanto, tocar é totalmente diferente. Além disso, não soa como uma guitarra de verdade e esse não é o objetivo.

Portanto, um iniciante em violão pode pontuar muito bem em qualquer um dos jogos e progredir rapidamente, mesmo que nunca tenha tocado violão em sua vida. Este é o começo dos jogos de guitarra.

Para começar com o violão de maneira mais séria, também existe o Rocksmith , com o qual você pode conectar seu instrumento ao console e tocar.

Esse método revolucionário de aprender a tocar violão fornecerá aulas de música autênticas, mas nunca substituirá o conhecimento que um professor de carne e osso pode incutir em você. Ele lhe ensinará muitas coisas: aprenda a afinar o violão, a tocar acordes e peças de violão adequadas para você, a coordenar as mãos direita e esquerda, a cantar ao mesmo tempo em que toca, a colocar os dedos corretamente …

Mas aprender violão com esses jogos nunca substituirá o conhecimento de um professor de violão pessoalmente. Quando você inicia, geralmente é necessário suporte. Um aluno pode encontrar muitas dificuldades ao aprender sozinho e desistir antes de poder tocar sua primeira música. Seria uma pena, certo?

O ensino de um professor é muito variado e ajuda o iniciante a manter sua motivação: aprender a afinar violão, acordes cruzados, músicas de violão adaptadas para você, coordenação da mão esquerda e direita, cantar e tocar ao mesmo tempo, colocação de dedos …

Você sabia que quase tantas guitarras acústicas são vendidas quanto guitarras elétricas em todo o mundo? 1501 milhões de guitarras elétricas e 149 violões. No entanto, os estudos mais recentes tendem a mostrar que os músicos compram cada vez menos guitarras elétricas, os modelos acústicos são cada vez mais populares.

Por que o violão é um instrumento fácil de tocar?

Se você quer aprender a tocar violão ou guitarra o mais recomendado é fazer o treinamento guitarra intensiva que é um dos melhores do mercado.

É verdade que apresenta algumas dificuldades, mas muitos guitarristas aprenderam sozinhos depois de anos de aprendizado. É uma prova de que o violão, de várias maneiras, pode ser facilmente aprendido.
Qualquer um pode tocar um instrumento!

Se, quando você já conhece teoria musical, o violão é simples, quando você não conhece, também é possível pegar a palheta e começar a tocar após os primeiros minutos da sua primeira aula.

Por exemplo, com abas de guitarra! As guias são partituras que possuem números em vez de notas para saber qual som tocar e onde colocar os dedos nas cordas. Ótimo! É um recurso com o qual você pode começar a tocar violão sem ter que estudar teoria musical , embora seja recomendado. Existem muitos sites em que você encontrará guias e vídeos no YouTube.

Em geral, existem muitos métodos para aprender a tocar violão de maneira fácil e rápida, começando pelas aulas de violão , como mencionamos anteriormente (seja com um professor particular ou em uma academia de música). Você também pode aprender na Internet, onde existem muitos cursos gratuitos de violão nos quais os guitarristas ensinam você, nota após nota, como tocar essa ou aquela música.

Porque, como todo aprendizado, há dias em que você se sente desmotivado, não progride, e até sente o contrário. Um professor de violão pode ser muito útil para motivá-lo durante esses períodos de insegurança, inevitáveis ​​para qualquer aluno.

Depois de encontrar o método que melhor lhe convier, tudo o que você precisa fazer é praticar regularmente. Você não poderá progredir de nenhuma outra maneira. E prazer, motivação e teoria podem levar você um dia (por que não?) Tocar violão em grupo.

Não se esqueça de fazer algumas aulas teóricas. Ao aprender um instrumento, ele deve ser uma mistura de teoria e prática. Porque quando você tem a sensação de se perder tocando, se apegar à teoria e aos fundamentos do violão pode ser uma fonte de motivação e renovação de energia. Você avançará mais rápido.

Se você não tem um ouvido musical, pode desenvolvê-lo! Quão? Ouvindo música com cuidado, quebrando-a, tentando entender como os guitarristas tocam, como ela pode encadear esta ou aquela nota, qual é o ritmo usado …

Você verá que o ouvido musical é útil para corrigir seus próprios defeitos sem a ajuda de ninguém.

Prazer, motivação e teoria levarão você um dia, por que não, a tocar violão em grupo … Um grupo muito motivador para o seu próprio progresso. Quem sabe? Talvez um dia você tenha a oportunidade de apresentar suas próprias composições ao público em um festival de música!

Por que é fácil para alguns aprenderem a tocar violão e para outros é difícil?

Se você for sereno ao tocar violão, terá muito sucesso!É verdade que o violão é um dos instrumentos mais fáceis, pelo menos quando se trata de aprender o básico. No entanto, para progredir, você precisa praticar.

Aprender violão e principalmente como autodidata exigirá rigor, regularidade, motivação e paixão pela música. Para ter certeza de começar com o violão para seguir em frente e progredir, faça a si mesmo a pergunta: Qual é o meu objetivo?

Tocando no meu quarto só porque estou entediado, entrando em uma banda, criando músicas, acompanhando cantando? Nunca perca de vista seu objetivo e lembre-se disso quando se sentir desmotivado em algum momento do seu aprendizado.

Lembre-se: nem todos podem aprender sozinhos. Pedir ajuda e procurar um professor de violão não é vergonhoso. Ao contrário! É bom conhecer a si mesmo e saber que você precisa de uma estrutura estruturada e obrigatória para progredir e cumprir seu objetivo.

Algumas noções são mais difíceis de aprender no violão, dependendo das suas habilidades musicais ou da sua capacidade de aprender e entender rapidamente um conceito. É principalmente o caso de:

  • Teoria da música. Às vezes, é considerada uma ciência, por isso é interessante ter uma mente científica para entendê-la rapidamente.
  • O ouvido musical. Infelizmente, você tem ou não … É uma das qualidades inerentes ao ser humano e é difícil tocar violão sem ele.
  • Além disso, alguns podem perfeitamente fazer parte de um grupo, enquanto outros não sabem jogar na frente dos outros. Você tem que se adaptar à musicalidade de cada um.
  • Por fim, o amor pela música e a motivação que a acompanha … não são aprendidos. Se você tiver os dois, começar a tocar violão será mais fácil para você. Mas se não … não vale a pena começar!

Para aprender a tocar violão, estabelecer metas ajudará a motivá-lo. No entanto, você deve escolher objetivos alcançáveis. Com esses objetivos, você deve estabelecer um programa a seguir. Por exemplo, aprender a ler uma tablatura em uma hora, saber como afinar seu violão depois de uma semana, conhecer os acordes básicos depois de um mês …

Não abandone a primeira aula ou a primeira dificuldade, porque haverá muitas outras …

5 boas razões para ter aulas de violão

Pensando bem, poderíamos encontrar mais de 5 … muito mais!

Mas sejamos precisos e concisos. Se a arte da música exige precisão e exatidão para se expressar bem, nós também o seremos.

Descubra conosco, para terminar de convencê-lo, as melhores razões para ter aulas de violão, porque é sempre melhor usar um professor experiente , mesmo para escolher uma guitarra Fender ou Gibson, do que aprender a tocar autodidata (embora os guitarristas autodidatas sejam lendário). O fornecedor mais popular em termos de vendas de guitarras é a Yamaha. O grupo é líder de mercado desde 2007.

Mas vamos voltar ao assunto e ver as vantagens de ter aulas de violão:

  1. Receba acompanhamento regular de um professor de violão, que reforçará seus pontos fortes e eliminará seus pontos fracos. De fato, permanecer motivado quando aprender a tocar um instrumento nunca é fácil. Mas o professor o incentivará a sempre dar a si mesmo novas metas a serem cumpridas. Estará lá para parabenizá-lo e apoiá-lo nos momentos de dúvida, inevitáveis ​​durante um aprendizado. O acompanhamento regular permitirá que você progrida rapidamente, graças à experiência deles;
  2. Não continue com seus maus hábitos ou desenvolva-os. Quando você aprende sozinho, se tiver alguma dificuldade, tenderá a contorná-la, às vezes adotando maus hábitos em relação à posição ou ao aperto do mastro. As instruções personalizadas também permitem que você adquira técnicas difíceis, como escolher , embaralhar ou tocar ;
  3. Não desista nas primeiras dificuldades (para quem tem esse tipo de tendência, afinal, é humano …). De fato, é difícil ter a perspectiva necessária para não desistir quando você não pode superar uma dificuldade. O conselho do professor ajudará a evitar que alunos menos seguros abandonem a escola na primeira dificuldade;
  4. Expanda seu repertório musical e não se limite às poucas músicas que você gosta e conhece. O tutor se adaptará ao estilo que você gosta, mas também fará você descobrir outros universos musicais, semelhantes ou não ao seu estilo de música. Seja em termos de ritmo ou som, expandir sua cultura musical permitirá que você entenda melhor certas técnicas e as assimile melhor;
  5. Conheça outros entusiastas de música e violão . Seu professor de violão já estará no mundo da música há muito tempo, para que ele possa apresentar seu círculo de guitarristas, ajudá-lo a encontrar outras pessoas para formar um grupo e melhorar suas habilidades musicais. Ouvir outros músicos, seguir seus conselhos e observar suas músicas é muito benéfico para o aluno encontrar seu próprio estilo.

Leave a Reply